domingo, 5 de abril de 2009

Conversando sobre filmes e aulas

Disponível em: <vocesa.abril.com.br/aberto/voceemevolucao/pgart_04_23092003_5431.shl>
Acesso em: 04 abr. 2009.

Da tela dos cinemas para a área de RH

"Gênio Indomável", "Sociedade dos Poetas Mortos" e "Bagdá Café" são ótimas opções de filmes que podem ser utilizados nas salas de treinamento

Por Luis Felipe Cortoni*

Cineastas como Stanley Kubrick, Bernardo Bertolucci e Peter Weir nem sequer poderiam suspeitar, mas, ao dirigirem seus filmes, prestaram também umacontribuição inestimável para a área de Recursos Humanos das empresas. Suas obras, assim como a de diversos outros diretores, vem servindo como poderosos transmissores de mensagens e conceitos para o mundo corporativo.
Do ponto de vista didático estes filmes "cedem" algumas cenas da sua trama para serem utilizadas em sala de treinamento, principalmente sobre os temas ditos comportamentais ou atitudinais. Em alguns casos, pode-se utilizar o filme todo para apoiar o trabalho de treinamento, desde que sua projeção seja feita por partes e apoiada por exercícios complementares. A utilização mais conhecida deste recurso costuma atender a três objetivos:

1) Ilustrar, com exemplos práticos, aspectos conceituais que estão sendo discutidos.

2) Aprofundar a discussão de um tema específico.

3) Apoiar e complementar exercícios estruturados em sala.

Existem muitos filmes comerciais que, por terem sido freqüentemente utilizados, se tornaram muito conhecidos nas salas de treinamento. O caso mais clássico é "Doze homens e uma sentença" que ainda hoje ganharia o Oscar se a academia de cinema acrescentasse as categorias "Trabalho em Equipe", "Funcionamento de Equipes de Projeto", "Conflitos Intra-Grupais e Interpessoais".

Outro que foi muito utilizado é "Águia em chamas" que levaria o Oscar na categoria "Tomada de Decisão Estratégica" e "Liderança".

Outras cenas ou trechos podem ser encontrados para se ilustrar e discutir outros tantos temas, por exemplo, nos seguintes filmes:

"Sociedade dos Poetas Mortos" e "Nascido para Matar": Liderança, estilo dolíder e sua influência sobre a performance do grupo.

"Gênio Indomável": Avaliação de performance e de potencial, e coaching.

"Bagdá Café", "Mudança de Hábito": Gestão da mudança e papel do agente demudança.

"Do que as Mulheres Gostam" e "Joana D'Arc": Questão feminina no trabalho.

"O Pequeno Buda": Conflito de valores.

"Por Amor ou Por Dinheiro": Vínculo entre empresa e empregado.

"Apollo 13": Tomada de decisão.

Os exemplos ainda poderiam ser muitos, mas estes são suficientes para mostrar a riqueza e a potência deste recurso na ilustração de aspectos pessoais e interpessoais no trabalho. Utilizados desta forma, os filmes comerciais proporcionam ao treinando uma linguagem metafórica que provoca reflexão e interpretação de maneira projetiva e envolvente. Já os filmes tradicionais ou convencionais de treinamento descrevem e explicitam comportamentos considerados adequados, de forma muito abrangente, induzindo a interpretações racionais que, sabemos, não são a melhor forma de compreender comportamentos e atitudes. Na verdade, estes filmes são do tipo "siga a receita".
Qualquer filme comercial se presta para este intuito (todos os filmes citados passaram pelo circuito comercial de cinema e se encontram disponíveis na grande maioria das locadoras de vídeo). Porém, é essencial que o treinador trabalhe com antecedência sobre ele, buscando adaptar adequadamente o conteúdo das cenas aos objetivos que está perseguindo. Ouseja, a utilização despreparada deste recurso pode ser desastrosa, portantorecomenda-se muito cuidado para, literalmente, não se "queimar o filme".

Luis Felipe Cortoni é sócio-gerente da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, psicólogo e professor da Fundação Vanzolini (USP).

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