domingo, 5 de abril de 2009

Filmes para aulas

Disponível em: .

Cada filme sugerido pode estimular o profissional a fazer uma ligação entre o conhecimento e a sua aplicação prática. Ensina o processo em vez de fornecer simples respostas. O profissional ao vislumbrar conceitos de gestão nos filmes sugeridos é estimulado à reflexão e gerando suas próprias idéias a respeito do tema estudado.O instrutor de treinamento ou professor, para cada filme sugerido, deve efetuar o planejamento de determinados tópicos, conforme resumido a seguir, para servir de referencial pedagógico, uma vez que a flexibilidade, como recurso didático, deve ser preservada.

Preleção inicial: Com a leitura da resenha do filme para descrever o caso. A resenha ajudará os profissionais a terem uma idéia do contexto que está sendo enfocado.

Objetivos didáticos: Determinam as metas a serem alcançadas com o uso do filme. Questões para estudo podem ser propostas pelo instrutor ou professor, diretamente aos estudiosos do assunto.

Projeção do filme: que deve focar o inicio de forma completa, o núcleo de forma compactada (avançar a película nas passagens triviais) e o fim do filme também mantido de forma completa. Ou seja, o instrutor ou professor deve suprimir partes do filme que não contribuem diretamente com a finalidade da aula.

Debate: uma vez projetado, o filme pode ser debatido em classe dando ênfase aos primeiros minutos da discussão que são críticos. Independentemente do tópico ou das perguntas feitas, os professores devem usar algum recurso para estimular a imediata discussão e troca de idéias. Fazer uma votação, por exemplo, alerta os alunos instantaneamente para a necessidade de tomar uma decisão. Em outras circunstâncias, pedir que os alunos relatem suas experiências com um determinado conceito abordado no filme é um modo interessante de atraí-los para o contexto da aula. Durante a discussão do filme devem ser enfatizadas que não existe uma única resposta para uma situação do filme. Os alunos devem ser motivados a compartilharem suas idéias. Destacar as vantagens e desvantagens de cada opinião formulada desenvolve a capacidade decisorial, estimulando um ambiente onde é possível mudar de idéia uma vez que o processo de tomada de decisões é evolucionário.

Os filmes funcionam melhor quanto maior o número de alunos participando do debate. Perguntas criteriosamente planejadas podem induzir a participação de todos em classe. O professor deve salientar no final do debate que vários enfoques poderiam ter funcionado sob o mesmo contexto e que não existe uma única solução correta. Informações sobre a realidade brasileira é importante ser salientada no filme como maneira de contextualizar a história do filme no ambiente em que se encontra o aluno.

Da mesma forma dados mais recentes do que aqueles abordados no filme ajudam a reflexão sobre diferentes decisões em um novo contexto. Podem-se designar alunos para pesquisar as últimas informações relativas ao caso relatado no filme. Isto é particularmente válido para empresas relatadas nos filmes e que se encontram em destaque na mídia. É o caso, por exemplo, da Enron que esteve nas manchetes dos principais jornais e da firma de auditoria Artur Andersen (que avalizou os balanços Enron), até culminar com a falência de ambas.
Questões conceituais: Quando a classe for pequena pode-se pedir aos alunos que assistam ao filme, previamente, no cinema ou em sua respectiva casa, e tragam uma análise a respeito da película para ser debatida em sala de aula. Esta análise pode ser feita resumindo, em uma única página, o conceito central de gestão empresarial identificado no filme pelo aluno. Baseado nas análises individuais dos alunos o professor pode fazer uma dinâmica de grupo para discutir e debater em classe as naturais abordagens diferenciadas que vão surgir a respeito dos conceitos de gestão identificados no filme.

Uma dica prática aos professores, instrutores de treinamento e alunos autodidatas é planejar o filme a ser assistido e analisado a partir dos filmes relacionados no site, por matérias e disciplinas.

Escolha do Filme: A escolha do filme por parte do instrutor, professor ou profissional estudioso do tema, pode ser feita observando certas características presentes nas películas desenvolvidas pelos estúdios cinematográficos. Isto permite agrupá-los em tipos de filmes classificados de acordo com sua natureza. Dessa maneira pode-se categorizar os filmes de: esportes; guerra; instituições de ensino; empresariais; jurídicos; aventura, desenhos animados; ecológicos e ambientais; e outros gêneros (romances, drama, ficção, policial, faroeste. Históricos e jornalísticos, e afins).

O leitor, portanto, a depender da matéria a ser estudada pode fazer analogia com os conceitos, normalmente, presentes em cada tipo de filme, de acordo com sua natureza e gênero cinematográfico. Filmes relacionados a esportes (futebol, vôlei, basquete, hóquei e outros jogos coletivos), por exemplo, deixam evidente a importância do trabalho em equipe e a aplicação estrita do conceito de liderança. São conceitos inerentes às disciplinas de Gestão com Pessoas; Administração de Recursos Humanos; Clima Organizacional; Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal; e Gestão Empresarial. É o caso de filmes como: Jerry McGuire; Momentos Decisivo; Um Domingo Qualquer; Esquentando o Alaska; entre outros.

Por outro lado filmes de guerra, contemporâneos ou não, enfatizam os conceitos de planejamento, logística e estratégias. São, normalmente, aplicáveis em disciplinas relacionadas à Processo Decisório nas Empresas; Gestão Estratégica; Planejamento Corporativo; Administração da Produção e Logística. Exemplos deste gênero são os filmes: Até o Limite da Honra; Homens de Honra; Mestre dos Mares; O Gladiador; O Resgate do Soldado Ryan; O Último Samurai; e Tróia.

Já os filmes inerentes a instituições de ensino e ao ambiente acadêmico- escolar fazem uma analogia com o processo educacional de com a capacidade transformadora inerente aos seres humanos.

Nas disciplinas relacionadas à Gestão de Instituições de Ensino, Ética e Responsabilidade Social podem ser utilizados filmes deste gênero cinematográfico. São películas que ilustram este gênero: Adorável Professor – Mr. Holland; Corrente do Bem; Encontrando com Forrester; Legalmente Loira; e Sociedade dos Poetas Mortos.

Os filmes empresariais por sua vez, maioria das sugestões descritas neste livro, enfatizam o ambiente de negócios, objeto de estudo de todas as disciplinas do curso de Administração e daquelas disciplinas corporativas do curso de Direito. Exemplificam este tipo de película: A Firma; A Fraude (O Caso Bahrings); A História de Uma Fraude: o caso Enron; Com o Dinheiro dos Outros; Do Que as Mulheres Gostam; Mauá: o imperador e o rei; O Sucesso a Qualquer Preço; Piratas da Informática; Presente de Grego; e Wall Street: poder e cobiça.

Nos filmes inerentes ao ambiente jurídico e de advocacia tem-se a aplicação de conceitos relacionados às diferentes disciplinas do curso de Direito, tais como: Ética; Introdução ao Direito; Direito Comercial; Direito Penal; Direito Tributário; Direito Ambiental ; Direito Eletrônico (Digital); Direito do Trabalho entre outros. Nesta categoria tem-se filmes como A Fraude (o caso Bahrings), A Firma, A História de uma Fraude, Com o Dinheiro dos Outros, Doze Homes e uma Sentença, Legalmente Loira, O Informante, Uma Linda Mulher, Wall Street: poder e cobiça. Películas especificamente relacionadas ao Direito Ambiental podem ser encontradas em histórias como: A Conquista do Paraíso: Colombo; Amazônia em Chamas; Erin Brockovich; e O Dia depois de Amanhã.

Como aplicação conceitual na disciplina de Direito Eletrônico tem-se filmes tais como: Ameaça Virtual; A Rede; Hackers: piratas de computador; Minority Report: a nova lei; e Piratas da Informática. No estudo da disciplina de Direito do Trabalho podem ser utilizados, também, aqueles filmes sugeridos ao ensino de Administração de Recursos Humanos, Gestão com Pessoas, Clima Organizacional, Qualidade de Vida no Trabalho, Relações Industriais, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Mudanças Organizacionais e outros temas empresariais correlatos.

Enfim, qualquer que seja o gênero do filme pode-se fazer uma analogia, direta ou indireta, com os conceitos de gestão de organizações não-governamentais e outras instituições do Terceiro Setor. Estes e outros filmes, com respectivas indicações de conceitos aplicáveis à gestão empresarial, podem ser encontrados na “Relação de Filmes por Matérias e Disciplinas” explicitada a seguir

Filmes relacionados por matérias e disciplinas: os filmes apresentados a seguir tem enfoques que podem ser usados como recurso didático em Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e outras disciplinas na área de Humanas.

A Batalha de Mary Kay(Com Shirley Mc Laine): Empreendedorismo; Criação de Novos Negócios; Trabalho em equipeLiderança; Motivação; Marketing

A Fraude - o caso Bahrings)(com Ewan Mc Gregor): Contabilidade; Governança Corporativa; Ética e Responsabilidade Social; Evidenciação e Informação à Sociedade

Adorável Professor – Mr. Holland (Com Richard Dreyfuss): Mudança organizacional; Trabalho em equipe; Liderança; Processo Ensino-aprendizagem; Regime de trabalho em um ambiente de orquestra.

A firma (Com Tom Cruise): Direito Tributário; Direito instrumental; Contabilidade e Planejamento Fiscal; Ética e Responsabilidade social; Planejamento de carreira; Cultura organizacional; Clima organizacional

A história de uma fraude - o caso Enron(Com Kennet Lay): Contabilidade e Governança corporativa; Responsabilidade social; Planejamento de carreira; Avaliação de desempenho; Estratégias de cargos e salário; Clima organizacional; Globalização e internacionalização dos mercados.

Ameaça Virtual(Com Tim Robbins e Ryan Philiphe): Tecnologias da informação; Liderança; Clima organizacional; Ética; Responsabilidade social corporativa; Qualidade de vida no trabalho.

Apolo 13 – do desastre ao triunfo(Com Tom Hanks): Inovação tecnológica e métodos de trabalho; Trabalho em equipe; Treinamento; Planejamento corporativo; Liderança.

Até o Limite da Honra(Com Demi Moore): Treinamento e desenvolvimento; Trabalho em equipe; Clima organizacional; Liderança; Administração científica; Escola clássica

Chocolate(com Juliette Binoche e Carrie-Ann Moss): Criação de novos negócios; Empreendedorismo; Gestão de micro e pequenas empresas.

Com o dinheiro dos outros (Com Danny deVito e Gregory Peck): Inovação tecnológica; Etica e responsabilidade social; Governança corporativa; Liderança; Finanças; Globalização e internacionalização dos mercados; Clima organizacional.

Do que as mulheres gostam(Com Mel Gibson e Helen Hunt): Marketing; Comportamento do consumidor; Segmentação de mercadoFoco no cliente; Atendimento a clientes; Trabalho em equipe;Gestão de organizações prestadoras de serviços especializados.

Doze homens e uma sentença(Com Henry Fonda): Liderança; Etica e responsabilidade social; Negociação empresarialTrabalho em equipe; Direito Penal

Encontrando com Forrester(com Seann Connery): Ética; Responsabilidade Social;Gestão de instituições de ensino.

Erin Brockovich(Julia Roberts e Albert Finney): Ética e responsabilidade social corporativa; Gestão ambiental; Liderança; Negociação empresarial; Administração de conflitos;Trabalho em equipe.

Homens de honra(Robert de Niro e Cuba Godding Jr): Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Planejamento de carreira; Avaliação de desempenho; Liderança; Etica e responsabilidade social corporativa

FORD: o homem e a máquina (Com Cliff Robertson): Fordismo; Taylorismo; Controladoria e Contabilidade;Estratégias de produção

Legalmente Loira (com Reese Witherspoon): Introdução ao Direito; Direito instrumental; Seleção de candidatosGestão de instituições de ensino; Cultura organizacional.

Mauá – o Imperador e o Rei (Com Paulo Betti e Malu Mader): Empreendedorismo; Etica e responsabilidade social; Liderança;Treinamento; Macroeconomia;Globalização e internacionalização dos mercados.

Mestres dos Mares – o lado mais distante do mundo(Com Russel Crowe): Trabalho em equipe; Liderança; Planejamento corporativo;Clima organizacional; Estratégias empresariais; Administração salarial; Treinamento e desenvolvimento de pessoal

Minority Report: a nova lei (Com Tom Cruise): Tecnologias da informação; Teletrabalho; Ética;Invasão de privacidade; Responsabilidade social corporativa

Na Roda da Fortuna(Com Tim Robbins e Paul Newmann): Burocracia; Liderança; Gestão com Pessoas; Poder, Cultura e Clima organizacional; Funções Organizacionais (pesquisa e desenvolvimento/P&D, marketing, produção, finanças, contabilidade e controladoria)

O amor é contagioso(Com Robin Williams): Empreendedorismo; Trabalho em equipe; Responsabilidade social corporativa; Qualidade de vida no trabalho; Clima organizacionalLiderança.

O Dia Depois de Amanhã(Com Dennis Quaid): Ética e Responsabilidade social corporativa; Gestão ambiental;Globalização; Inovação tecnológica

O informante(Com Al Pacino e Russel Crowe): Governança corporativa; Liderança; Ética; Responsabilidade social corporativa; Clima organizacional; Inovação tecnológica;Administração pública.

O gladiador(Com Russel Crowe e Rex Harris): Trabalho em equipe; Liderança; Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Estratégias empresariais; Administração científica;Escola clássica.

O Náufrago(Com Tom Hanks e Helen Hunt): Qualidade de vida no trabalho; Clima organizacional;Planejamento de carreira; Recrutamento e seleção; Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Planejamento corporativo..

O nome da rosa(Com Seann Connery e Christian Slater): Ética e responsabilidade social corporativa; Taylorismo e fordismo;Escola burocrática; Treinamento;Clima organizacional.

O resgate do soldado Ryan(Com Tom Hanks): Liderança, Trabalho em equipe; Logística; Planejamento corporativo;Administração Clássica.

Os doze trabalhos de Asterix (Desenho animado baseado no filme Asterix e Obelix, com Gerard Depardieu): Administração Pública; Burocracia;Trabalho em equipe; Clima organizacional; Qualidade de Vida no Trabalho; Direito do Trabalho; Etica e responsabilidade social.

O sucesso a qualquer preço (Al Pacino, Alex Baldwin, Ed Harris e Jack Lemon): Liderança, Clima organizacional; Qualidade de vida no trabalhoTrabalho em equipe; Etica e responsabilidade social;Marketing.

O último samurai(Com Tom Cruise): Trabalho em equipe; Cultura organizacional; Crenças e valores;Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Estratégias empresariais;Logística; Inovação tecnológica.

Piratas da informática(Com Noah Wyle e Anthony Michael Hall): Tecnologias da informação; Etica e responsabilidade social corporativa; Liderança ; Clima organizacional; Qualidade de vida no trabalho; Trabalho em equipe; Estratégia salarial; Estratégias empresariais.

Presente de Grego (com Diane Keaton): Empreendedorismo; Pesquisa e desenvolvimento de produtos;Liderança e Negociação; Logística;Planejamento corporativo; Estratégias de negócios

Sociedade dos Poetas Mortos (com Robin Williams): Liderança e MotivaçãoTrabalho em equipeMudanças OrganizacionaisGestão de instituições de ensinoÉtica

Tempos modernos (Charlie Chaplin): Linha de produçãoClima organizacionalQualidade de vida no trabalhoAdministração científicaTaylorismo e fordismo.

Tróia (Com Brad Pitt): LiderançaTrabalho em equipeTreinamento e desenvolvimento de pessoalLogísticaEstratégias empresariais.

Tucker – um homem e seu sonho (Com Jeff Bridge): Logística;Cadeia produtiva e supply chain management;Inovação e tecnologia; Gestão da qualidade;Responsabilidade social corporativaIntra-empreendedorismo;Liderança, Trabalho em equipe;Recrutamento e seleção

Uma linda mulher (Com Richard Gere e Julia Roberts): Governança corporativa;Etica e responsabilidade social corporativa;Estratégias de remuneração;Liderança, Clima organizacional;Marketing, Atendimento a clientes.

Wall Street: poder e cobiça(Com Michael Douglas, Martin Scheen e Charlie Scheen): Governança corporativa;Responsabilidade social corporativa;Planejamento de carreira;Clima organizacional, Qualidade de vida;Liderança;Globalização e internacionalização dos mercados;Investimentos e volatilidade de capitais;Estratégias corporativas;Contabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário