quarta-feira, 8 de abril de 2009

Uma linda mulher

Disponível em:
Acesso em: 26 abr. 2009.

Uma bela garota de programa conhece por acaso um rapaz milionário, que a contrata por algumas noites e acaba se apaixonando por ela. Com direção de Garry Marshall (Noiva em fuga) e Richard Gere e Julia Roberts no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar.

Ficha Técnica
Título Original: Pretty Woman
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 119 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1990
Estúdio: Touchstone Pictures
Distribuição: Buena Vista Pictures
Direção: Garry Marshall
Roteiro: J.F. Lawton
Produção: Arnon Milchan e Steven Reuther
Música: James Newton Howard
Direção de Fotografia: Charles Minsky
Desenho de Produção: Albert Brenner
Direção de Arte: David M. Haber
Figurino: Marilyn Vance
Edição: Raja Gosnell e Priscilla Nedd-Friendly

Elenco
Richard Gere (Edward Lewis)
Julia Roberts (Vivian Ward)
Ralph Bellamy (James Morse)
Jason Alexander (Philip Stuckey)
Laura San Giacomo (Kit De Luca)
Hector Elizondo (Bernard Thompson)
Alex Hyde-White (David Morse)
Amy Yasbeck (Elizabeth Stuckey)
Elinor Donahue (Bridget)
Judith Baldwin (Susan)
Bill Applebaum (Howard)
Hank Azaria (Detetive)

Sinopse
Magnata perdido (Richard Gere) pede ajuda à uma prostituta (Julia Roberts) que "trabalha" no Hollywood Boulevard e acaba contratando-a por uma semana. Neste período ela se transforma em uma elegante jovem para poder acompanhá-lo em seus compromissos sociais, mas os dois começam a se envolver e a relação patrão/empregado se modifica para um relacionamento entre homem e mulher.

Premiações
- Recebeu uma indicação ao Oscar, de Melhor Atriz (Julia Roberts).
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia/Musical (Julia Roberts), além de ter recebido indicações em outras 3 categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Richard Gere) e Melhor Ator Coadjuvante (Hector Elizondo).

Curiosidades
- A primeira versão do roteiro de Uma Linda Mulher dizia que a personagem Vivian usava cocaína e que parte do acordo feito entre ela e Edward era que Vivian deveria ficar sem usar drogas durante uma semana, o prazo estipulado pelo acordo entre os dois.
- No pôster do filme o cabelo de Richard Gere aparece castanho, mas no filme ele está grisalho. Já com Julia Roberts houve uma montagem, com a cabeça da atriz sendo colocada juntamente com o corpo de outra atriz, chamada Shelley Michelle.
- Em Uma Linda Mulher o ator Richard Gere realmente toca piano em cena, tendo inclusive composto a música em que toca no filme.
- A ópera em que Edward leva Vivian é "La Traviata", em que uma prostituta se apaixona por um homem rico.
- Esta é a primeira vez que Julia Roberts e Richard Gere atuam juntos. Eles voltariam a se encontrar nos sets de filmagens quase dez anos depois, em Noiva em Fuga (1999).

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pretty Woman, foi sem dúvida um dos filmes mais marcantes da decada 90 e que transformou a "Julia Roberts" numa superstar para sempre, ou a "Cinderela moderna". :-)

    O que também foi marcante para mim foi descobrir pelo site de garotas de programa de luxo que 13 estrelas "reais" de hollywood foram verdadeiramente GP antes de serem. Isto é que foi uma grande surpresa para mim, pois pelos vistos na vida real também houve várias Julias Roberts ! :-)

    O artigo de que falo é este:13 Garotas de Programa Famosas.

    Não sei se é verdade com todos, mas alguns deles já tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir