quarta-feira, 8 de abril de 2009

Erin Brockovich, Uma Mulher de Talento

Disponível em:
Acesso em: 26 abr. 2009.

Julia Roberts trabalha em uma agência de advocacia que se envolve numa investigação sobre a contaminação da água de uma pequena cidade. Com direção de Steven Soderbergh (Sexo, mentiras e videotape). Vencedor do Oscar de Melhor Atriz.

Ficha Técnica
Título Original: Erin Brockovich
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 145 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2000
Site Oficial: www.erinbrockovich.com
Estúdio: Jersey Films
Distribuição: Universal Pictures / Columbia TriStar Pictures
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Susannah Grant
Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher
Direção de Fotografia: Edward Lachman
Desenho de Produção: Philip Messina
Direção de Arte: Christa Munro
Figurino: Jeffrey Kurland
Edição: Anne V. Coates

Elenco
Julia Roberts (Erin Brockovich)
Albert Finney (Ed Masry)
Aaron Eckhart (George)
Marg Helgenberger (Donna Jensen)
Cherry Jones (Pamela Duncan)
Veanne Cox (Theresa Dallavale)
Peter Coyote (Kurt Potter)
Scotty Leavenworth (Matthew)
Conchata Ferrell (Brenda)
Cybill Sheperd

Sinopse
Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhor Atriz (Julia Roberts), além de ter sido indicado em outras 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Albert Finney) e Melhor Roteiro Original.
- Ganhou um Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz em Drama (JUlia Roberts), além de ter recebido outras 3 indicações: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante (Albert Finney).

Curiosidades
- A produção do filme custou 50 milhões de dólares, sendo que 20 milhões foram destinados ao pagamento do cachê de Julia Roberts.
- O filme estreou nos Estados Unidos arrecadando mais de 28 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana, tornando-se a segunda maior estréia no mês de março na história do cinema, perdendo apenas para O Mentiroso.- A própria Erin Brockovich aparece numa ponta, logo no início do filme, como uma garçonete que serve Julia Roberts e seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário